Início das obras |
Este empreendimento é de propriedade
da empresa Xavantina Energética S/A, empresa com foco de investimentos em
energias renováveis, com sede em Xanxerê/SC.
A implantação da PCH XAVANTINA foi devidamente autorizada pela FATMA por meio da emissão da Licença Ambiental de Instalação – LAI n° 466/2010. Salienta-se que as obras de instalação iniciaram do dia 08 de abril de 2014 tendo como data prevista para entrar em operação comercial em agosto de 2015.
Para que
a instalação da PCH Xavantina esteja em conformidade com o meio ambiente
os seguintes programas ambientais estão sendo desenvolvidos:
Programa
de Monitoramento da Qualidade da Água superficial e subterrânea: Durante a implantação da PCH Xavantina,
campanhas trimestrais de coleta e análise das águas do rio Irani estão sendo desenvolvidas na área de influência do empreendimento. As coletas de água
superficial estão ocorrendo em 03 pontos distintos do rio Irani. Enquanto que
as coletas de água subterrânea estão sendo realizadas em 02 pontos distintos na
área de influência do empreendimento.
Tal procedimento visa verificar as
possíveis alterações na qualidade da água superficial e subterrânea decorrentes
da execução das obras, e propor medidas que visem a conservação da qualidade da
água do rio.
Recipientes com amostra de água subterrânea e frascos com amostra de água do rio Irani |
Projeto
de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas: Campanhas trimestrais de coleta de
macrófitas estão sendo realizadas, com o objetivo de acompanhar e o controlar
sua proliferação. Estas plantas vivem associadas a ecossistemas aquáticos, e
que em certos casos de proliferação excessiva podem causar danos à qualidade da
água e a fauna aquática, justificando assim seu monitoramento na área de
influência do empreendimento.
Projeto de Acompanhamento de Monitoramento da Ictiofauna: A execução do monitoramento da ictiofauna visa identificar quais espécies de peixes habitam as águas do rio Irani na área do empreendimento, bem como acompanhar a dinâmica das populações de peixes ao longo da implantação e operação da PCH XAVANTINA. Estão previstas campanhas trimestrais de amostragem com início imediato após a autorização emitida pela FATMA.
Subprojeto de Resgate e Salvamento da Ictiofauna: Este subprojeto prevê o resgate e salvamento de peixes durante o desvio do rio e enchimento do reservatório, pois durante esses procedimentos, peixes podem ficar aprisionados em locas, tanques e poças próximas. Ocorrendo o resgate e salvamento para evitar a mortandade de tais espécimes.
Programa Monitoramento de Taludes: O presente programa visa elaborar e implantar medidas que visem evitar a ocorrência de processos erosivos nas áreas de obras, o que poderá incluir: sistemas de drenagem de águas superficiais, proteção de taludes de cortes e aterro, etc. Vistorias mensais de inspeção visual estão sendo desenvolvidas desde o início das obras da PCH Xavantina.
Material retirado da área a ser inundada |
Registro da fauna por meio de observação |
Programa de Manejo e Conservação da Flora: Este programa prevê o resgate e o salvamento das espécies componentes da flora local ameaçada de extinção. Desta forma está sendo desenvolvida a retirada dos exemplares de xaxim, bromélia e orquídeas das áreas de supressão e seu replantio em locais próximos que não sofrerão intervenções durante a obra. Da mesma forma a equipe de trabalho está realizando a coleta de sementes de algumas espécies arbóreas que serão encaminhadas viveiros florestais onde serão produzidas mudas, e também tratadas para serem plantadas nas áreas de preservação ambiental nas margens do rio Irani.
Resgate de epífitas (bromélias e orquídeas) das áreas de supressão |
Programa
de Recuperação de Áreas Degradadas: Com objetivo de propiciar a retomada
dos processos ecológicos, com o restabelecimento da fauna e da flora nas áreas
do empreendimento, a execução deste programa prevê a conservação e a
recuperação da faixa de mata ciliar no reservatório a ser formado na PCH
Xavantina, bem como a recuperação das áreas que sofrerão com a intervenção
durante a obra (ex: canteiro de obra, acessos e bota-fora).
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas está sendo desenvolvido desde o início das obras da PCH Xavantina devendo estender-se após este período, até a completa recomposição das áreas degradadas.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas está sendo desenvolvido desde o início das obras da PCH Xavantina devendo estender-se após este período, até a completa recomposição das áreas degradadas.
Programa de Monitoramento Hidrossedimentológico: Esse programa tem como objetivo avaliar a sedimentologia do manancial para realizar o seu monitoramento de informações referentes ao aporte, deposição sedimentar e vazão do rio Irani sendo possível a comparação da atual situação com a contribuição das intervenções do empreendimento após formação do reservatório.
Palestra em escola da área de influência do empreendimento |
Palestra com os colaboradores da PCH Xavantina |
Programa de Gestão e Supervisão Ambiental: O programa trata de um conjunto organizado de ações e procedimentos internos que permite otimizar a gestão integrada de todos os aspectos relativos ao meio ambiente, associados ao empreendimento, garantindo assim sua implantação com a cumprindo todas as ações programadas para o monitoramento e/ou a mitigação de impactos. Para tal, vistorias mensais de conformidade ambiental são desenvolvidas, apontando melhorias, sugestões e não conformidades junto ao empreendimento.
Supervisão ambiental na obra da PCH Xavantina |
Nenhum comentário:
Postar um comentário